Halo Solar

Hoje, primeiro de setembro de 2012, por volta das 11:15 da manhã, ocorreu um fenômeno ótico que criou um anel com as cores do arco-íris em torno do Sol. O fenômeno, conhecido como halo, surge na presença de nuvens cirrostratus, que são nuvens formadas a cerca de cinco a dez mil metros de altura, na troposfera superior do planeta. O anel surge devido à incidência dos raios solares sobre minúsculas partículas de gelo. Ao incidir sobre as partículas de gelo, a luz solar é refratada por elas, dispersando-se, formando assim um feixe de luz com as cores do espectro, assim como acontece a um arco-íris.



O halo começou a desintegrar-se e o arco começou a desaparecer. O fenômeno findou por volta das 14:15, ou seja, durou no mínimo três horas.

Halos são raros se levarmos em conta o número de vezes em que ocorrem no mesmo local. Mas se levarmos em conta todos os halos que ocorrem por todo o mundo, são bem mais frequentes que eclipses, por exemplo.

Para mim foi bom ter presenciado um halo hoje. Pena que os halos passam muito rapidamente.

Se quiser ver mais fotos, clique aqui.

102 Replies to “Halo Solar”

  1. I have tried to do the same but my eyes waouh ! I can’t do a good photo but I will trying again with the winter sun :p

  2. dis donc ,Claudio ! je commence à être éblouie par ton soleil ! tu vas bosser un peu et faire une nouvelle pageSo, tell me!, Claudio! I begin to be dazzled by your sun! you’ll work a bit and make a new page :irked:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *